Logotipo

Notícias

20/10/2022

CONTRIBUIÇÕES ABAIXAO DO MÍNIMO: passo a passo

CONTRIBUIÇÕES ABAIXAO DO MÍNIMO: passo a passo

Você sabe como fazer ajuste de contribuição para alcance do salário mínimo? Desde a Reforma da Previdência (EC 103/2019), as contribuições abaixo do salário mínimo ganharam destaque, tendo em vista a sua proibição de cômputo como tempo de contribuição.
Confira abaixo como regularizar essas contribuições pelo Meu INSS.

Contribuição abaixo do mínimo
Muitas vezes, a contribuição previdenciária é paga em valor inferior ao salário mínimo, sendo necessário o ajuste de contribuição.
Com a EC 103/2019 foi expressamente vedado o cômputo de contribuições inferiores ao valor da contribuição mínima mensal (art. 195, § 14 da CF).
Assim, trata-se de um erro ocasional, que ocorre muito no início de cada ano. Com o reajuste do salário mínimo, alguns segurados esquecem de alterar o valor da contribuição previdenciária a ser paga.
Da mesma forma, em caso de rescisão do contrato de trabalho, o segurado empregado também pode ser afetado, pois é possível que o salário de contribuição fique abaixo do mínimo no mês da rescisão.

Como regularizar?
O ajuste de contribuição para alcance do salário mínimo foi regulamentado pelo Decreto nº 10.410/2020.
Assim, a partir de 13/11/2019 somente consideram-se as competências com o salário de contribuição igual ou superior ao limite mínimo mensal do salário de contribuição.
Tal vedação se aplica a todos os segurados, inclusive aos segurados empregados.
Dessa forma, caso o segurado tenha contribuições abaixo do mínimo, terá as seguintes opções (art. 19-E, § 1º):
1. Complementar as contribuições
2. Utilizar o excedente do salário de contribuição superior ao limite mínimo de um mês para completar
3. Agrupar as contribuições inferiormente ao limite mínimo
Meu INSS
Primeiramente, procuramos o serviço “Ajustes para Alcance do Salário Mínimo – Emenda Constitucional 103/2019”:

Assim, esse requerimento permite a realização de ajuste de contribuição para alcance do salário mínimo nas contribuições mensais, das competências a partir de 11/2019. Podem pedir:
• o segurado empregado;
• o empregado doméstico;
• o trabalhador avulso; e
• o contribuinte individual, inclusive aqueles que exerçam atividades concomitantes.
O INSS adverte que, após processados, os ajustes são irreversíveis e irrenunciáveis.
Assim, após selecionar esse serviço, é necessário informar o e-mail e telefone para contato, sendo possível anexar documentos (opcional).
Em seguida, é necessário selecionar o ano civil – se 2019, 2020, 2021 ou 2022. No próximo passo, aparecerão as opções para complementação, agrupamento de contribuições ou utilização do excedente (se houver).
Dessa forma, caso seja selecionada a opção de complementação, serão emitidas DARFs de cada competência e a data de vencimento será no último dia do mês em que emitida.
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
________________________________________
Prev Casos
Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!
Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS
Diretório de Advogados
Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.
Ajuste de contribuição abaixo do salário mínimo: passo a passo, Ajuste de contribuição para alcance do salário mínimo: passo a passo, Aposentadoria por Invalidez, aposentadoria por invalidez permanente, auxilio doença acidentario, benefícios do inss, Benefícios previdenciários, bpc inss, Contribuição abaixo do mínimo, Contribuição do contribuinte individual e facultativo em 2022, Contribuição do empregado, Contribuição do INSS abaixo do salário mínimo, contribuição do MEI, contribuição previdenciária, contribuições, decreto 10.410, EC 103/2019, empregado doméstico e trabalhador avulso em 2022, INSS, inss aposentadoria por idade, inss auxilio maternidade, inss notícias recentes 2021, inss notícias recentes 2022, inss pensão por morte, inss salario maternidade, mei, Meu INSS, noticias, noticias do inss, notícias inss hoje 2021, notícias inss hoje 2022, pagamento de benefício, pagamento de benefícios, Pensão por Morte, pensão por morte inss, recolhimento, Recolhimento de contribuição, Reforma da Previdência, salário mínimo, últimas notícias da previdência social hoje 2021, últimas notícias do inss hoje 2021, últimas notícias do inss hoje 2022, valor do inss em 2022

Luna Schmitz
Advogada (OAB/RS 106.710). Mestranda em direito pela Unisinos. Especialista em Direito Previdenciário pela Escola Superior da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul - ESMAFE/RS e em Direito Processual Civil pela Verbo Jurídico. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Ganhadora do Prêmio Floriceno Paixão no XV Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário.
More posts by Luna Schmitz

[ voltar ]

Área Restrita

Redes Sociais

  • Facebook

Palito Ltda

Avenida Presidente Vargas, 2175

Nova Prata - RS